Pacto Compliance
    • O que é?
    • Área regulatória
    • Compliance
    • Os 5 princípios
    • Compromisso
    • Objetivos
    • Responsabilidade
×
  • O que é?
  • Área regulatória
  • Compliance
  • Os 5 princípios
  • Compromisso
  • Objetivos
  • Responsabilidade

Por que implementar os Princípios do PICS na sua empresa?

17/07/2019

Segundo a definição do dicionário Aurélio, “princípio” significa “o começo; o que ocorre ou existe primeiro que os demais”. Sendo assim, os princípios de uma Instituição Corporativa se constroem com base de como ela será, tratam da sua causa primeira, da sua raiz.

É através dos princípios da organização, que o PICS se baseia para implementar ações que possam ajudar na integridade, transparência, ética e respeito em todos os processos.

PICS: visando a Sustentabilidade

Desde o surgimento do comércio, o principal princípio das empresas era a lucratividade. O lucro sempre foi visado pelos empreendedores, pois ao desenvolver uma atividade sempre se espera, em troca, um retorno financeiro.

Depois, com a revolução industrial, surgiu a necessidade da implantação dos princípios de proteção ao trabalhador. Este princípio surgiu por causa dos inúmeros casos de altas jornadas de trabalho e até mesmo de trabalho escravo, entre outras desvalorizações do trabalhador nas indústrias.

Contudo, na era de inovações tecnológicas, que é a que vivemos, com o desenvolvimento tecnológico surge a preocupação com o esgotamento dos recursos naturais, que são a matéria prima para diversas atividades empresariais e, assim, destaca-se a atenção com o princípio da sustentabilidade.

Os princípios do PICS e das empresas precisam coincidir?

Os princípios podem ser vistos como a base de uma empresa, e por meio deles é possível traçar o perfil da instituição corporativa, analisando seu compromisso com os clientes, com os valores sociais, com o meio ambiente, assim como a sua sistemática de gestão e compliance.

Além disso, diante dos diversos problemas legais, fraudes e escândalos de corrupção envolvendo órgãos governamentais e empresas privadas, que presenciamos nos últimos anos, passam a ser cobrados princípios da transparência, que preza pela disponibilização de todas as informações da empresa a todos, e da prestação de contas, que possibilita uma maior fiscalização e controle dos gastos.

Soma-se a isso a necessidade de estar sempre em compliance, ou seja, de acordo com as normas vigentes. Assim, constata-se a necessidade do princípio da deliberação ética, que traduz a ideia de que a empresa deve sempre visar o bem comum, ponderando o impacto social, econômico e ambiental que certa ação pode ter. Enquanto que o princípio da governança, que é a cultura disseminada dentro da empresa entre todos os colaboradores que devem prezar sempre pelo cumprimento das regras ou, caso contrário, haverá sanções.

Portanto, os princípios do PICS devem coincidir com os princípios da empresa para que, na prática, seja possível desenvolvê-los e aplicá-los no dia a dia empresarial.

PICS: Compromisso com os valores

É através do cenário citado acima que surge o PICS, instrumento não regulatório, também definido como um código de conduta obrigatório por meio do qual, faz-se possível o controle de políticas e desenvolvimento de práticas gerenciais.

O Pacto é assinado voluntariamente por empresas que buscam estar de acordo com os princípios demandados pela era em que vivemos.

Em uma época onde a imagem da empresa tem seu valor agregado por boas práticas comerciais, por comportamentos éticos, por estar compliance e por desenvolver atividades de forma sustentável, assinar o PICS é uma ação que também transparece para o mercado consumidor confiabilidade e segurança jurídica, sendo motivo de atração de novos negócios.


Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o site do PICS e veja mais artigos sobre o Pacto Compliance. E se tiver qualquer dúvida ou quiser fazer parte das empresas de vanguarda, que já assinaram o PICS, é só entrar em contato conosco!