Compliance e governança são dois conceitos fundamentais e complementares para assegurar o crescimento sustentável de uma empresa.
Enquanto o Compliance está relacionado ao cumprimento das normas e leis aplicáveis às atividades desempenhadas pela empresa, respeitando o compromisso com a ética e a verdade, a Governança diz respeito às políticas, normas, regulamentações, cultura e processos da empresa, buscando alinhar a mentalidade dos gestores e seus processos de gestão.
Os dois conceitos devem necessariamente trabalhar em conjunto dentro de uma organização.
Governança: contribui para uma cultura organizacional mais ética
É por este motivo que o PICS, ao ser um compromisso voltado para a integridade e compliance sustentável, tem a governança como um de seus pilares principais. Em outras palavras, o princípio da governança é o meio para que o PICS seja efetivamente cumprido dentro da empresa, não apenas como um mero contrato, mas como uma cultura da organização ética, forte e íntegra.
Mais uma vez vale lembrar que sem a governança não seria possível implantar as diretrizes de compliance sustentável e da integridade dentro da empresa. E sem o compliance torna-se muito difícil fortalecer a imagem da empresa em relação à seriedade e ao compromisso com que tudo é conduzido. Além disso, sem um programa de compliance a governança corre o risco de ser falha e ineficiente.
Portanto, a empresa que assume o compromisso com o PICS demonstra ao mesmo tempo que possui um programa bem estruturado de compliance e que adota o princípio da governança em suas diretrizes internas para estarem em conformidade com toda a legislação vigente.
Com isso. tornam-se mais eficientes e transparentes com o mercado, com seus colaboradores e com a sua própria gestão, garantindo a proteção da marca, a melhoria da reputação e, claro, a sustentabilidade do negócio.
PICS: adesão feita por empresas de vanguarda
Não é à toa que as empresas que já aderiram ao PICS são importantes organizações estabelecidas no Brasil, consideradas de vanguarda por já terem se antecipado hoje ao que será exigência do mercado amanhã.
E você pode assinar esse compromisso também, não importa se você ainda é uma pequena, média ou grande empresa. O principal é ter em mente que você quer inovar, se antecipar, utilizar todo o seu potencial de negócio mas respeitando a sociedade e o meio ambiente.
Quem sabe o PICS não é o elemento que faltava para um maior crescimento da sua empresa?
Quer saber mais como assumir esse compromisso ou sobre os outros princípios desse pacto? Então acompanhe outros materiais no Blog da Verde Ghaia ou entre em contato conosco.